Escopo de Limpezas
Escopo de Limpezas, em Limphus, temos a preocupação de oferecer aos nossos clientes o que tem de melhor no mercado Institucional de Produtos de Limpeza.
Quando falamos em produto de limpeza, na verdade estamos falando de produtos químicos, que são os detergentes de forma geral. Máquinas, tais como Enceradeiras, Lavadoras Automáticas de Piso, Aspirador de Pó, Extratoras muito usadas em Lava Rápido e limpeza de veículos, lavadoras de alta pressão, entre outras. Descartável que são os copos plásticos, e papéis higiênicos, toalhas, lençóis e guardanapos. Dispensers diversos, como saboneteiras, papeleiras entre outros e Discos para Pisos para diversas aplicações de limpeza.
Em nosso Escopo de Limpezas, não medimos esforços para levar até você produtos de primeira linha e assim auxiliar no seu processo de limpeza diário e torná-lo o mais fácil possível para seus operadores. Conte com a Limphus sempre.
Sempre que pensar em Escopo de limpeza, tenha a preocupação de facilitar o máximo para quem executa esse processo, analisando o que precisa ser limpo e as superfícies que careçam de limpezas.
Em nosso escopo de limpezas, que aprendemos com os mestres da Limpeza tem uma tabela que deve ser seguido por todos que executam processos de limpeza. Levando em consideração os seguintes itens:
PRODUTOS QUÍMICOS
TEMPO DE AÇÃO
TEMPERATURA AMBIENTE E DA ÁGUA
AÇÃO MECÂNICA
Qual o significado de tudo isso em Escopo de Limpezas ?
Em um escopo de limpezas, quando você precisa executar uma ação de limpeza, você precisa observar o produto químico adequado para a limpeza que você precisa fazer, diluindo ne medida certa, usando o EPI correto e espalhando o produto do jeito certo, observando, assim a questão do tempo que você deve deixar esta solução de produto químico agindo para obter o melhor resultado possível com o menor esforço humano possível.
Em um escopo de limpezas a temperatura ambiente também é um fator muito decisivo para uma execução mais satisfatória, um ambiente com uma temperatura mais quente favorece o tempo de agir da solução do produto químico na superfície, tem situações que é até recomendado o uso de água morna ou quente mesmo para facilitar a limpeza. Por exemplo, no ambiente industrial para um desengraxe de peças, é muito comum que se use uma lavadora de alta pressão com água quente, porque a água quente neste caso ajuda o produto químico a agir mais rápido e mais fácil na sujidade.
E a importância da ação mecânica em um escopo de limpezas, quando falamos em ação mecânica, queremos dizer que você deve executar uma ação de esfregação, por exemplo, se você vai fazer limpezas em pisos, então vai precisar de um produto químico adequado, uma máquina, que pode ser uma enceradeira industrial ou uma lavadora automática de pisos e até mesmo uma máquina lavadora de alta pressão.
No caso de usar uma enceradeira ou uma lavadora de pisos automática se faz necessário um disco para pisos ou uma escova de nylon para pisos.
Assim se executa um bom processo de Limpeza em nosso Escopo de Limpezas
Orientamos sempre, se tiver qualquer dúvida em relação ao que precisa ser limpo, ao produto químico adequado as suas limpezas, entre em contato com nós aqui em Limphus para darmos as orientações certas para você, antes de adquirir qualquer produto químico ou máquina para sua empresa.
PH Você sabe o que é em um Escopo de Limpezas?
A escala de PH, ou Potencial Hidrogênico, foi definida pelo químico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen no ano de 1909. Ela serve para determinar os níveis de acidez de uma solução (diretamente proporcionais a concentração dos ions hidrogênio H+, ou hidrogênio H3O+ (Fonte Google)
Essa escala funciona em nosso escopo de Limpezas da seguinte forma: considere uma régua com escala de 0 a 14. segundo o Sorensen na escala o número 6 representa o PH da água, portanto um PH neutro, nós consideramos PH neutro na escala 5,5 até 6,5, portanto não sendo um valor absoluto, mas isso é somente no nosso caso aqui para explicar o PH dos produtos de limpeza.
Eu tenho que fazer essas equivalências porque o Google dá uma explicação bem técnica e nessa escala não tem valores negativos é bom entender isso.
No Google você vai encontrar uma explicação mais ou menos assim:
Aescala de 0 a 7 o meio é neutro e na outra ponta de 5 a 14 o meio é neutro. Porém para nós funciona assim 6 é o meio da escala, portanto produtos químicos com PH entre 5,5 e 6,5 são neutros e a esquerda entre 5,5 e 0 0 PH é ácido e a direita com o PH entre 6,5 e 14 o PH é alcalino. Isso serve para praticamente tudo em termos de soluções químicas.
Mas por que preciso saber isso no Escopo de Limpezas ?
Isso é muito importante porque certas limpezas só podem ser feitas com produtos químicos com PH alcalino e outras somente com o PH ácido, se você tiver uma sujidade com o PH alcalino, quem vai remover essa sujidade é um produto de PH ácido e vice e versa.
Por exemplo uma gordura, geralmente tem o PH àcido, então você vai precisar usar um produto de PH alcalino para remover essa sujidade.
Deixando claro também que não é uma regra, pode haver certas excessões aí. Ok ?
Outra coisa também em relação ao que escrevi acima, você nunca deve fazer misturas de produtos químicos, porque você não sabe que tipo de reação pode surgir dessa mistura, temos visto isso que é até muito comum, as pessoas pegam o cloro e mistura com outra coisa qualquer aí para fazer limpeza, se você não sabe qual é o PH dessa outra coisa que está misturando, isso pode te levar para o hospital e pode até virar óbito.
Então muito cuidado com as misturebas que faz.
Diferença de Produtos Químicos Domésticos para os Produtos Químicos de uso Profissional
A principal diferença de um produto químico de uso doméstico para um produto de uso profissional é a concentração do princípio ativo na sua formulação.
Um detergente que você compra no supermercado, geralmente é aquele para uso concentrado, do jeito que vem do mercado você deve usar, porque a concentração do principio ativo é muito baixo e se você diluir ele vira água e não ajuda na limpeza.
Já um produto de uso profissional, a concentração do princípio ativo chega a ser de 10, 20, 30 até 50 vezes maior do que o produto doméstico, porque é um produto super concentrado para ser diluído em água. Mas tem alguns produtos químicos de uso profissional que você não consegue manipular manualmente e necessita de um dosador ou diluidor de produtos químicos para fazer uso correto do produto.
Exemplo: detergente e secante para máquina de lavar louças, eles precisam de um dosador para funcionar adequadamente. Em caso de dúvida chame sempre um distribuidor ou representante de produtos químicos para auxiliar você ou pode nos chamar aqui em Limphus por Whatsapp que daremos todo o suporte necessário a você.